ORTOPEDIA INFANTIL
É a subespecialidade que trata do diagnóstico, prevenção e tratamento, clínico e cirúrgico, dos problemas dos ossos, músculos e articulações do recém-nascido até o final do crescimento.
Os problemas ortopédicos da criança e do adolescente eram, até pouco tempo, tratados de maneira empírica e emocional, sem nenhuma base científica. Com isso, grande parte das crianças eram tratados como "adultos pequenos”, o que não é ocorre mais atualmente, visto que o desenvolvimento normal de uma criança, sob o ponto de vista ortopédico, já é cientificamente comprovado.
A maioria das deformidades não exige tratamento agressivo. No entanto, são vistas como “grandes defeitos” pelos pais, com grande preocupação ou insegurança pelo pediatra. As afecções ortopédicas e traumatológicas da criança e do adolescente, por suas características especiais e diferentes das do adulto, exigem cada vez mais uma dedicação exclusiva do especialista em ortopedia infantil.
Em 1741, Nicholas Andry publicou: “L’Orthopédie, ou L’Art de prevenir et de corriger, dans les enfants, les deformités du corps et des extremités”, “A Ortopedia, ou a Arte de prevenir e corrigir, nas crianças, as deformidades do corpo e das extremidades”. A ortopedia pediátrica é o centro dessa especialidade, devido a ênfase original de Andry nos problemas infantis e no fato de que grande parte das questões ortopédicas originam-se no período do crescimento.
Voltar
Especialistas em ORTOPEDIA INFANTIL
* Clique no especialista para mais detalhes.