Clínica da Marquês - Whatsapp Clínica da Marquês - Telefone

Horário Atendimento   Atendimento . 8h às 11:30 e 12:30 às 17:30 / Seg a Sex

ARTROSCOPIA DO JOELHO

A artroscopia do joelho é uma cirurgia minimamente invasiva, a qual pode ser realizada através de duas a três pequenas incisões no joelho.
Em abril de 1912, no 41º Congresso da Sociedade Alemã de Cirurgiões, Severin Nordentoft - cirurgião dinamarquês -, apresentou sua invenção, construída por ele mesmo: um trocarte endoscópico para a articulação do joelho. Foi o primeiro profissional a utilizar o termo artroscopia.
Em 1918, Dr. Kenji Takagi, no Japão, realizou sua descrição de endoscopia do joelho. Depois da primeira guerra mundial, o primeiro a desenvolver a técnica no joelho, foi um cirurgião suíço chamado Eugin Bircher no Hospital Geral de Aarau, Em 1933, no Congresso da Sociedade Germânica de Cirurgiões, em Berlin, ele apresentou casos de cirurgias em meniscos por via artroscópica.
Depois da segunda guerra mundial, Dr. Masaki Watanabe, na Universidade de Tóquio, foi o grande desenvolvedor de modelos de artroscópio, utilizando o modelo feito pelo seu professor e mentor, Dr. Kenji Takaji. Em 1957, publicou o primeiro atlas de artroscopia e, no ano seguinte, desenvolveu o artroscópio número 21, que foi o primeiro a ser produzido mundialmente
No Brasil, a artroscopia teve início no começo da década de 70, com os médicos Jair Vieira Gomes do Rio de Janeiro e Luis Roberto Marczyck (Porto Alegre-RS) e Gilberto Camanho em São Paulo.
O procedimento necessita de aparelhagem moderna e permite o tratamento de lesões meniscais, sinoviais, condrais e ligamentares do joelho.
A cirurgia é feita através de um artroscópico, o qual apresenta uma câmera e por um sistema de cabos de fibra óptica realiza a transmissão das imagens da articulação para um monitor de televisão.
Por meio das outras incisões, o cirurgião utiliza sistema de pinças e um aparelho denominado de "shaver" que irão realizar o tratamento das patologias articulares.
Voltar