Clínica da Marquês - Whatsapp Clínica da Marquês - Telefone

Horário Atendimento   Atendimento . 8h às 11:30 e 12:30 às 17:30 / Seg a Sex

BURSITE DO COTOVELO

A bursa é um tecido que existe em diversas articulações, como ombro, cotovelo, joelho e quadril, e age facilitando o deslizamento dos tendões. Eventualmente, ela pode ficar inflamada e causar dor. Como no cotovelo ela fica sobre o olécrano, é chamada de bursite olecraniana.
A bursa pode ficar inflamada devido a traumatismo local. Pode ser um macrotrauma, como nas quedas, ou microtraumas, como ficar apoiado sobre do cotovelo por longos períodos. Outras alterações, como reumatismo, gota e alterações ósseas podem facilitar o aparecimento desse problema.
Na fase aguda, um inchaço na ponta do cotovelo e vermelhidão local são os achados mais frequentes. A bursa fica com a consistência de uma bexiga cheia de água e, em geral, o movimento do cotovelo não fica prejudicado. No caso da gota o processo costuma ser crônico, e a bursa fica endurecida, e não mole como na bursite típica.
O principal diagnóstico diferencial é com uma infecção articular ou com a infecção da própria bursa.
Em casos não infectados, o manejo pode ser clínico a base de anti-inflamatórios, gelo e repouso.
A realização de uma punção pode aliviar a pressão da bursa e resolver os seus sintomas. Em casos refratários, indica-se a ressecção cirúrgica da bursa.
Voltar