BURSITE DO QUADRIL

É uma inflamação da bursa, que é um tecido sinovial localizado na porção lateral do quadril, que serve de proteção entre os músculos da face lateral da coxa e o ponto mais proeminente do fêmur, o trocânter maior. Esta inflamação resulta em dor na face lateral da coxa muitas vezes com irradiação para nádega e por toda coxa em direção ao joelho.

Na maioria das vezes,c é de causa desconhecida e acomete mais mulheres que homens, e, sobretudo, acima dos 40 anos.

Alguns fatores podem ser a causa, tais como:

– Contusão desta região resultante de queda sobre o quadril ou traumatismo em algum objeto;

– Pressão prolongada sobre o trocânter maior (deitar sobre o quadril ou ficar muito tempo em mesma posição ou manter as pernas cruzadas por tempo prolongado);

– Sobrecarga mecânica, resultante de atividade física ou de trabalho em excesso;

– Relacionada a outras doenças como artrite reumatoide, gota, psoríase, patologias da tireoide, fibromialgia ....

– Cirurgias prévias no quadril e ou coluna, que podem mudar a mecânica dos quadris, e aumentar a possibilidade de piora das dores;

– Formato ginecoide do quadril (quadril mais largo), característico das mulheres;

– Alterações hormonais, principalmente após a menopausa;

A dor está localizada na região lateral do quadril e piora com a palpação dessa região, podendo ser tipo pontada ou queimação. A piora da dor pode ser acentuada ao deitar sobre o quadril acometido, cruzar as pernas, levantar de uma cadeira mais baixa ou sair do carro, corridas e, principalmente, em subidas e descidas, de escadas.

O diagnóstico é clínico. Raio-X, ecografia e ressonância nuclear magnética poderão ser indicados. O tratamento é, essencialmente, clínico e está baseado em analgésicos e antiinflamatórios via oral ou tópica, alongamentos, gelo e calor local, fisioterapia, acupuntura e em mudanças de hábitos de vida. Em casos específicos, a infiltração local de corticoestereoides. poderá ser utilizada. O tratamento cirúrgico é de exceção.