Clínica da Marquês - Whatsapp Clínica da Marquês - Telefone

Horário Atendimento   Atendimento . 8h às 11:30 e 12:30 às 17:30 / Seg a Sex

CISTO ÓSSEO

Os cistos ósseos simples são lesões comuns em crianças e sua causa é desconhecida. Costumam ocorrer mais frequentemente na parte superior do úmero ou do fêmur.
Os cistos são cavidades no interior do osso que expande o mesmo e são preenchidos com líquido, sendo bem delimitados com uma cápsula fibrosa.
O diagnóstico é feito quando ocorre dor ou fratura patológico (sem trauma ou com trauma mínimo) e sua aparência radiográfica é bastante característica.
Essas lesões pseudotumorais são classificadas para fins didáticos e de tratamento em dois grupos:
ATIVOS - íntima relação com a placa de crescimento; acomete crianças menores de 10 anos e são os que tem maior probabilidade de recidiva após o tratamento.
INATIVOS - estão separados da placa de crescimento por uma porção de osso normal e, em geral, este tipo é encontrado em adolescentes acima de 10-12 anos.
Quanto ao TRATAMENTO - a principal característica dos cistos é o fato de se tornarem assintomáticos após a maturidade esquelética.
O objetivo do tratamento ortopédico é minimizar a incapacidade quando os cistos tem a probabilidade de fraturar o osso, bem como o tratamento destas fraturas quando ocorrem. Também, é importante salientar que estas lesões não tem relação com câncer.
Hoje, existem diversas opções de tratamento dependendo da idade da criança, do tamanho e do local acometido.
Para tirar suas dúvidas ou definir o tipo de tratamento, marque uma avaliação com um ortopedista especialista.
Voltar