Clínica da Marquês - Whatsapp Clínica da Marquês - Telefone

Horário Atendimento   Atendimento . 8h às 11:30 e 12:30 às 17:30 / Seg a Sex

CONTRATURA DE DUPUYTREN

A enfermidade de Dupuytren é uma das afecções mais comumente encontradas na prática da cirurgia da mão, sendo a sua etiologia ainda desconhecida. É uma doença fibroproliferativa e tem origem genética.
Acomete, majoritariamente, homens na faixa etária dos 40 a 60 anos, sobretudo de raça caucasiana. Pode estar associada a alguns outros problemas de saúde, como alcoolismo, tabagismo, epilepsia, distúrbios hepáticos e diabetes.
A enfermidade de Dupuytren afeta a fáscia palmar e seus prolongamentos digitais, causando contraturas das articulações metacarpofalângicas e interfalângicas, tendo maior predomínio pelos 4º e 5º quirodáctilos.
Embora seja uma enfermidade progressiva, não é possível predizer quão rapidamente evoluirá de um simples nódulo / cordão a uma contratura grave.
O tratamento é cirúrgico e o paciente deve estar ciente da impossibilidade de cura da enfermidade, da possibilidade de correção, apenas, parcial, da necessidade de longo período de fisioterapia e da possibilidade de recorrência (na mesma localização operada) e/ou extensão da doença em um área não envolvida anteriormente.
Voltar