Clínica da Marquês - Whatsapp Clínica da Marquês - Telefone

Horário Atendimento   Atendimento . 8h às 11:30 e 12:30 às 17:30 / Seg a Sex

DOENÇA DE SEVER

A doença de Sever, também conhecida como apofisite ou osteocondrite do calcâneo, é uma inflamação na apófise do calcâneo (placa de crescimento) que acomete crianças e adolescentes, sobretudo, dos 08 aos 10 anos. É mais comum em meninos.
Esta patologia é decorrente do uso exacerbado do osso e do tendão do calcâneo (tendão de Aquiles), o que causa sobrecarga na cartilagem de crescimento do calcâneo durante a prática de exercícios físicos, ou mesmo em atividades diárias regulares.
As manifestações clínicas desta doença incluem: dor ou sensibilidade no calcanhar; desconforto no calcanhar ao acordar ou quando o mesmo é pressionado; mancar; maior dificuldade em permanecer em pé.
O diagnóstico é feito com base no histórico e manifestações clínicas apresentadas pela criança. Exames radiográficos são úteis em casos de dúvidas, uma vez que podem excluir outras lesões como a causa da dor.
O tratamento é clínico e baseia-se em repouso de atividades físicas, uso de anti-inflamatórios, calcanheiras e aplicação de gelo local. Menos comumente, é necessária a imobilização gessada.

Voltar