Clínica da Marquês - Whatsapp Clínica da Marquês - Telefone

Horário Atendimento   Atendimento . 8h às 11:30 e 12:30 às 17:30 / Seg a Sex

FRATURAS DO TORNOZELO

As fraturas no tornozelo são muito comuns e, na maioria dos casos, estão relacionadas a entorses. Podem ocorrer em adultos jovens (traumas de maior energia) e nos idosos (traumas de baixa energia - osso osteoporótico).



Acidentes de trânsito, quedas de altura e de escadas e lesões esportivas são algumas das causas desse tipo de fratura.



Há diversos padrões de fraturas do tornozelo, desde fraturas unimaleolares sem desvio até fraturas luxações do tornozelo (lesões mais complexas e que poderão estar relacionadas a graves lesões ligamentares e osteocondrais).



As fraturas unimaleolares acometem ou maléolo fibular ou maléolo tibial. Geralmente, as fraturas do maléolo tibial e as fraturas deslocadas do maléolo fibular são de manejo cirúrgico.





As fraturas bimaleolares acometem, simultaneamente, os maléolos medial (tíbia) e lateral (fíbula) e , na maioria das vezes, é de tratamento cirúrgico.Existem as fraturas trimaleolares que terão, também, o acometimento do maléolo posterior (porção do maléolo tibial).



Traumas graves podem ocasionar o deslocamento completo dos ossos do tornozelo associada à fratura, o que chamamos de fratura-luxação do tornozelo, a qual exige pronta redução e, posterior, fixação das fraturas. 



 


Voltar