Clínica da Marquês - Whatsapp Clínica da Marquês - Telefone

Horário Atendimento   Atendimento . 8h às 11:30 e 12:30 às 17:30 / Seg a Sex

LESÕES LIGAMENTARES

As lesões ligamentares agudas do tornozelo são comuns e ocorrem pós entorses. A maioria delas ocorre durante a atividade esportiva entre 15 e 35 anos. É considerada a lesão esportiva mais comum, juntamente, com lesões musculares.



As lesões do complexo ligamentar lateral são, de longe, as mais comuns. Por essa razão, o ligamento talofibular anterior é o  mais comumente lesionado. Os ligamentos calcaneofibular e o talofibular posterior são mais resistentes e menos, comumente, lesionados.



O complexo ligamentar medial (porções profunda e superficial do ligamento deltoide) é mais resistente e suas lesões estão relacionadas a traumas de maior energia, como em fraturas deslocadas do tornozelo. 



A lesão dos ligamentos tibiofibular (porções anterior e posterior) podem estar relacionadas à lesão de Maissoneuve



03 graus de lesão:




  • Grau I: envolvem alongamento do ligamento sem lesão macroscópica

  • Grau II: ruptura ligamentar macroscópica parcial com dor moderada, edema e sensibilidade sobre a estrutura envolvida

  • Grau III: ruptura ligamentar completa com edema importante, equimoses e instabilidade.



O diagnóstico é baseado na história clínica e no exame físicio (edema, equimoses e instabilidade). Raio-X é útil para afastar fraturas e as lesões ligamentares serão confirmadas por ecografia ou pela ressonância nuclear magnética. 



O tratamento cirúrgico de uma lesão ligamentar é de exceção. A maioria das lesões poderão ser tratadas de maneira conservadora, a partir de períodos de imobilizações, repouso, crioterapia e reabilitação com fisioterapia. 


Voltar