Clínica da Marquês - Whatsapp Clínica da Marquês - Telefone

Horário Atendimento   Atendimento . 8h às 11:30 e 12:30 às 17:30 / Seg a Sex

O QUE É A PRÓTESE DE QUADRIL ?

A artroplastia ou prótese de quadril é uma das cirurgias mais realizadas mundialmente e consiste na substituição da articulação do quadril. Cerca de 500 mil artroplastias do quadril são realizadas no mundo a cada ano e as indicações e resultados continuam a evoluir. A história desta cirurgia iniciou na década de 60 com o médico britânico John Charnley e ao longo do seu tempo, esta cirurgia evoluiu, enormemente, tanto na sua técnica como na sua tecnologia.
A cirurgia consiste na substituição da articulação do quadril por materiais sintéticos metálicos (aço, cromo, cobalto, titânio..), plásticos (polietileno) e cerâmicos. Da mesma forma que um quadril natural, a prótese de quadril possui basicamente 2 partes, o componente acetabular e o componente femoral. Existe uma diversidade de modelos disponíveis, variando deste o meio como se fixa a prótese ao osso (prótese cimentada ou não) até o tipo de material utilizado onde ocorre o movimento (cabeça femoral) - a indicação é particular para cada caso e depende do médico cirurgião, também.

A prótese visa a restaurar a mobilidade e a função do quadril e atenuar os seus sintomas. As maiores indicações são para o tratamento da artrose do quadril (desgaste articular), da displasia do quadril, da artrite reumatoide acometendo o quadril, da osteonecrose da cabeça do fêmur, do impacto femoroacetabular, de sequelas de patologias do quadril infantil e para a correção de fraturas e sequelas das mesmas envolvendo o fêmur proximal.
Estas são as principais indicações e existem diveras outras enfermidades do quadril podem ser tratadas com esta técnica.
Voltar