Clínica da Marquês - Whatsapp Clínica da Marquês - Telefone

Horário Atendimento   Atendimento . 8h às 11:30 e 12:30 às 17:30 / Seg a Sex

RECONSTRUÇÃO ÓSSEA

Reconstrução e Alongamento Ósseo



O que é?



A técnica de reconstrução e alongamento ósseo tem como objetivo corrigir desigualdades de comprimento de membros inferiores ou superiores e tratar deformidades de causa congênita, traumática ou neurológica em crianças e adultos.



Alongar umosso significa deixá-lo maior em comprimento. Pode-se alongar desde um segmento ou parte do osso para preenchimento de falhas ósseas ou até um osso inteiro afim de corrigir discrepâncias em membros.



Basicamente, a técnica consiste na fixação do osso acometido, com fios ou pinos conectados através barras, sendo todo o dispositivo denominado de fixador externo. Após a fixação, realiza-se um corte (osteotomia) no osso e aguarda-se um determinado período, sendo então possível obter-se um novo osso, o chamado regenerado ósseo. Esse osso surge após a realização de uma distração constante e gradual das extremidades ósseas remanescentes; permitindo, então, a restituição da forma e do tamanho original do osso, corrigindo-se simultaneamente o encurtamento e os possíveis desvios presentes, mediante ajustes regulares no fixador externo.



Existem vários métodos para realizar o alongamento ósseo, e sua escolha depende de qual membro está envolvido e de características de cada paciente, cabendo ao médico ortopedista a análise e escolha de qual método recomendado para cada caso. 



PRINCIPAIS INDICAÇÕES



As principais doenças tratadas por este método são as DEFORMIDADES CONGÊNITAS DOS MEMBROS (aquelas que estão presentes ao nascimento), como as diferenças de comprimento dos membros e /ou com deformidades associadas.



Há também a indicação do uso em casos de fratura que não consolidam (PSEUDOARTROSE) e nas infecções (OSTEOMIELITES).



O que é ASAMI ?



A sigla ASAMI significa “Associação para o Estudo e Aplicação dos Métodos de ILIZAROV ("Association for the Study and Application of the Methods of Ilizarov").



O cirurgião ortopédico russo Gavriil Abramovich Ilizarov desenvolveu e introduziu uma técnica minimamente invasiva que preserva o fator biológico (partes moles, periósteo e endósteo). O fixador conhecido como Ilizarov mantém o fator mecânico estável através de fixação externa circula de uma maneira mais elástica, com a fixação ao osso através de fios e pinos, demonstrando que o osso e os tecidos regeneram também em distração.



A Associação Brasileira de Reconstrução e Alongamento Ósseo (ASAMI Brasil) é um comitê oficial da SBOT  (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) que reúne especialistas com o objetivo de discutir, capacitar e atualizar os profissionais da área a respeito da técnica de reconstrução e alongamento ósseo.



FONTE: Sociedade Brasileira de Ortopedia em Traumatologia (www.sbot.org.br)




Voltar

Especialistas em RECONSTRUÇÃO ÓSSEA

* Clique no especialista para mais detalhes.