COTOVELO DO TENISTA - EPICONDILITE LATERAL

As saliências ósseas encontradas na parte inferior do úmero são chamadas de epicôndilos. A borda do lado de fora do cotovelo é chamada de epicôndilo lateral e a interna de epicôndilo medial.

A epicondilite lateral ou “cotovelo do tenista” é a principal causa de dor na região do cotovelo. Caracteriza-se por dor na região do epicôndilo lateral (face lateral do cotovelo), onde se localizam os tendões da face dorsal do antebraço, que realizam os movimentos de extensão do punho e dedos além de supinação do antebraço.

Entre as atividades que podem causar uma epicondilite lateral, estão as práticas esportivas que utilizam raquetes e tacos e que necessitam de impulso, vigorosas extensões do cotovelo ou supinações do antebraço. Algumas ocupações estão comumente relacionadas a esta patologia, como trabalhar em carpintaria, laborar com máquinas e exercer excesso de digitação. Também pode ocorrer em pessoas sedentárias ou em pessoas que dormem com um apertar inconsciente da mão (com a mão fechada).

Os sintomas da epicondilite são, principalmente, dor e/ou hipersensibilidade na área do epicôndilo lateral e que pode irradiar para a face dorsal do antebraço. Normalmente, há dificuldade para a realização de atividades comuns, tais como escovar os dentes, abrir uma porta, escrever ou levantar um copo cheio.

O diagnóstico é clínico e pode ser complementado com radiografia, ecografia e, em alguns casos, com ressonância nuclear magnética.

O tratamento, usualmente, é conservador e inclui, antiinflamatórios, crioterapia, fisioterapia, alongamentos, órteses e infiltrações. O tratamento cirúrgico é indicado para casos refratários e pode ser realizado por método aberto ou artroscópico.