Clínica da Marquês - Whatsapp Clínica da Marquês - Telefone

Horário Atendimento   Atendimento . 8h às 11:30 e 12:30 às 17:30 / Seg a Sex

PIONEIRISMO EM ARTROSCOPIA

Os especialistas da Clínica da Marquês foram pioneiros nas cirurgias de videoartroscopia de joelho e de ombro na cidade de Caxias do Sul-RS. No início da década de 90, os médicos Carlos Bergamaschi e Paulo Pompeu Correa realizaram diversos cursos de artroscopia tanto nos Estados Unidos como na Europa e iniciaram a aplicação desta técnica em seus pacientes na região, através da montagem de equipamentos especializados para esta cirurgia, como "shaver", cabos de fibra óptica, câmera e monitor. 



A cirurgia articular por vídeo (artroscopia) teve crescimento depois da 2ª guerra mundial através do Dr. Masaki Watanabe, na Universidade de Tóquio, o qual foi o grande desenvolvedor de modelos de artroscópio, utilizando o modelo feito pelo seu professor e mentor, Dr. Kenji Takaji. Em 1957, ele publicou o primeiro atlas de artroscopia e, no ano seguinte, desenvolveu o artroscópio número 21, que foi o primeiro a ser produzido mundialmente. No Brasil, a artroscopia teve início na década de 70. Atualmente, os especialista da Clínica da Marquês realizam artroscopias em joelho, ombro, quadril, mão e punho.



A artroscopia é uma cirurgia minimamente invasiva e permite uma reabilitação mais precoce do paciente. 



Procure um especialista para saber as suas indicações. 



Abaixo, segue reportagem em jornal da cidadem no início da década de 90, destacando o pioneirismo dos médicos Carlos Bergamaschi e Paulo Pompeu nesta técnica cirúrgica.


Voltar