SINOVITE TRANSITÓRIA DO QUADRIL
A sinovite transitória do quadril é uma afecção benigna, autolimitada, de origem desconhecida e representa cerca de 90% dos casos de dor no quadril na criança. Pode ocorrer claudicação, também.
Mais da metade dos casos apresenta antecedente de infecção do trato respiratório superior (cerca de duas a três semanas antes do início dos sintomas) ou trauma leve. Outras infecções podem anteceder a sua ocorrência, tais como infecções de pele ou do trato gastrointestinal. A idade de acometimento varia de 18 meses a 13 anos, mas concentra-se principalmente na faixa de 3 a 8 anos.
A febre, quando presente, é baixa. O quadro laboratorial é normal ou apresenta sinais não específicos de processo inflamatório leve.
O diagnóstico é de exclusão. A ultra-sonografia evidencia derrame articular e juntamente com o raio-x, são os exames mais realizados. Em casos duvidosos, a ressonância nuclear magnética poderá ser realizada.
O principal diagnóstico diferencial é com a artrite infecciosa do quadril.
Geralmente, o tratamento é conservador, baseado em medicamentos sintomáticos, como analgésicos, antipiréticos e anti-inflamatórios. Na maioria, a resolução ocorre em até duas semanas.