Clínica da Marquês - Whatsapp Clínica da Marquês - Telefone

Horário Atendimento   Atendimento . 8h às 11:30 e 12:30 às 17:30 / Seg a Sex

SINOVITE TRANSITÓRIA DO QUADRIL

A sinovite transitória do quadril é uma afecção benigna, autolimitada, de origem desconhecida e representa cerca de 90% dos casos de dor no quadril na criança. Pode ocorrer claudicação, também. 



Mais da metade dos casos apresenta antecedente de infecção do trato respiratório superior (cerca de duas a três semanas antes do início dos sintomas) ou trauma leve. Outras infecções podem anteceder a sua ocorrência, tais como infecções de pele ou do trato gastrointestinal. A idade de acometimento varia de 18 meses a 13 anos, mas concentra-se principalmente na faixa de 3 a 8 anos.



A febre, quando presente, é baixa. O quadro laboratorial é normal ou apresenta sinais não específicos de processo inflamatório leve. 



O diagnóstico é de exclusão. A ultra-sonografia evidencia derrame articular e juntamente com o raio-x, são os exames mais realizados. Em casos duvidosos, a ressonância nuclear magnética poderá ser realizada.



O principal diagnóstico diferencial é com a artrite infecciosa do quadril.



Geralmente, o tratamento é conservador, baseado em medicamentos sintomáticos, como analgésicos, antipiréticos e anti-inflamatórios. Na maioria, a resolução ocorre em até duas semanas.


Voltar